A importância de uma boa gestão no estoque de medicamentos
O que vai garantir uma boa impressão de uma farmácia no mercado é a forma positiva em que ela conduz seus processos internos. Se tratar de produtos que envolvem medicamentos, o cuidado deve ser redobrado, já que estamos lidando com componentes sensíveis.
Por esse motivo, é crucial entender a importância da gestão no estoque de medicamentos e as melhores formas de realizar isso na prática de forma eficiente. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Afinal, qual é a importância de uma boa gestão do estoque de medicamentos?
Quando priorizamos essa área de logística tão importante e tão sensível, (já que estamos lidando com medicamentos) acabamos aprendendo eficiência e qualidade nos processos internos. Isso porque a gestão vai verificar continuamente a sustentabilidade da entrada e saída desses medicamentos, além de diminuir custos com medicamentos que são menos demandados e reduzir atividades logísticas que não oferecem nenhum tipo de valor aos processos.
Contudo, quando nos referirmos ao setor de fármacos, devemos lembrar que se trata de uma área extremamente sensível, e que tende a ser fiscalizada continuamente pelos órgãos fiscais competentes. Logo, quando investimos em uma excelente gestão, garantimos qualidade, prazo, organização, eficiência e menos gastos com produtos, atividades e processos ineficientes para o setor.
Deixamos aqui 3 dicas para te ajudar a ter uma excelente gestão de estoque de medicamentos
Agora que você já conhece o conceito e a importância da gestão de estoque de medicamentos, confira abaixo as melhores dicas para realizar esse processo de maneira eficiente.
- Controle as entradas e saídas de medicamentos
De forma prática, assim que o seu setor receber os medicamentos, busque ter certeza de que o local está devidamente apropriado para realizar a descarga.
Sem contar que uma excelente gestão também se preocupa com a qualidade de suas mercadorias e devido cuidado para o armazenamento. Confira os dados de fabricação, tenha a nota fiscal em mãos, atente-se a quantidade recebida e a qualidade do veículo que fez o transporte desses medicamentos.
- Não se esqueça dos prazos para o vencimento dos medicamentos
Como bem sabemos, realizar a venda de medicamentos vencidos pode acabar sujando a acreditar da empresa no mercado, além de tomar débitos e multas através dos órgãos competentes ao setor de fármacos.
Sendo assim, o mais ideal é que o negócio invista em um funcionário que fique totalmente responsável por essa checagem, a fim de evitar fraudes, produtos vencidos, garantias governamentais e pagamentos de tributos esperados.
- Liste os fármacos que são mais e menos demandados
Não menos importante do que as dicas citadas acima, é entender que uma excelente gestão de medicamentos também ocorre quando o gestor da área percebe quais tipos de medicamentos são mais ou menos demandados.
Com isso, é possível investir em fármacos que mais oferecem resultados e atendem a quantidade daqueles que não são pedidos com frequência. Com isso, o fluxo de caixa se torna muito mais sustentável e menos custoso para a empresa em questão.
Deseja saber mais? Entre em contato com nosso time de especialistas e tenha a melhor consultoria de depósito para farmácias. Estamos à disposição para tornar sua farmácia cada vez mais lucrativa. Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos te ajudar. Caso prefira, entre em contato conosco pelo telefone 0800 200 5000.