Banner

Blog

Dicas de como economizar nos impostos futuros

Sem sombra de dúvidas, a elevada carga tributária brasileira é um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores, principalmente quando se trata das micro e pequenas empresas. Afinal, não é uma tarefa fácil se preparar da melhor maneira para arcar com taxas de diversas naturezas, tarifas, impostos, contribuições e obrigações.

Mas, para a sua sorte, através da adoção de algumas estratégias, a sua empresa consegue reduzir significativamente o seu custo tributário e evitar muitas multas ou eventuais valores extras a serem pagos.

E foi pensando nisso que separamos para você as cinco principais dicas para economizar com custos tributários, quer saber como? Então, siga com a gente!

Aposte no planejamento tributário

Como já diz o ditado: ‘’É melhor prevenir do que remediar’’. Então, fazer um bom planejamento tributário é um fator determinante para que a sua empresa consiga programar as suas ações, antes mesmo da incidência do fato gerador.

O planejamento engloba inúmeros procedimentos que visam tornar a atividade mais econômica, já que a sua empresa pode conseguir se beneficiar de incentivos fiscais, e dessa forma, poder direcionar seus tributos para certos projetos e poupar recursos em divulgação.

Essa estratégia é válida tanto anualmente, no balanço da empresa, como também sempre que for oportuna determinada ação para economizar com tributos.

Encontre o melhor enquadramento jurídico para a sua empresa

No Brasil, há três tipos de enquadramento para as empresas, que podem ser: no Lucro Real, no Lucro Presumido ou no Simples Nacional.

A escolha é feita anualmente, e é a partir dela que são determinados quais impostos são recolhidos e sob quais procedimentos eles ocorrerão. Por isso, para que a melhor escolha seja feita, é fundamental que você conheça a realidade financeira do seu negócio para poder encontrar as melhores formas de pagamento, as brechas, e as hipóteses de compensação e isenção tributária.

Vale lembrar que o regime mais simples, não necessariamente é o mais viável, já que dependendo do ramo de atuação da sua empresa um regime mais complexo pode te trazer maiores benefícios e gerar mais economia. Por isso, sempre que for decidir faça uma análise minuciosa das contas específicas do seu negócio e pesquise sempre.

Procure eventuais benefícios fiscais que se enquadrem no negócio

Antes de mais nada, precisamos lembrar de que os créditos tributários não são a mesma coisa do que incentivos ou benefícios fiscais. Aqui estamos nos referindo às ações facultativas que possam ser aplicadas pelas empresas. Como por exemplo, no caso do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), que permite que os gastos referentes à alimentação dos colaboradores sejam deduzidos do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) que pode ser usado pelas empresas enquadradas no sistema de Lucro Real.

Nunca misture as suas contas pessoais com as contas da empresa

Pode parecer óbvio, mas por incrível que pareça, esse erro é muito comum nos balanços das empresas. Quando as despesas pessoais são misturadas com as despesas da empresa, você prejudica a gestão tributária e acaba gastando muito mais, não só com impostos, como também com multas e procedimentos administrativos equivocados. Para isso, tenha em mente que as suas pessoas físicas e jurídicas devem possuir contas bancárias separadas.

Conte com uma assessoria contábil de ponta

Como você pôde observar no decorrer do texto, muitas ações podem contribuir para a sua otimização tributária. Mas, de nada adianta as dicas, se você não puder contar com profissionais especializados na contabilidade e na tributação da sua empresa. Com a assessoria, você terá mais segurança e otimizará seu tempo.

E aí, gostou das dicas? Se você quer ter em mãos as melhores dicas para a gestão da sua empresa e saber mais sobre o tema e como podemos ajudar sua empresa, entre em contato

 

0 Comentários

Como pagar menos impostos sem sonegar?

Você já ouviu falar em elisão fiscal? É uma estratégia com objetivo de diminuir tributos a serem pagos utilizando meios legais sem a evasão fiscal, que traz riscos para a empresa como sonegar impostos.

Saiba mais

Como pagar menos impostos sem sonegar?

Você já ouviu falar em elisão fiscal? É uma estratégia com objetivo de diminuir tributos a serem pagos utilizando meios legais sem a evasão fiscal, que traz riscos para a empresa como sonegar impostos.

Saiba mais

Dicas para ter uma empresa mais lucrativa

Quem tem uma micro ou pequena empresa sabe o quão desafiador é aumentar a margem de lucro e garantir melhores condições, confira algumas dicas que podem lhe ajudar

Saiba mais